gente, funciona messssssmo, fiz o teste e já tirei a mancha de umas 10 blusas, ah, fiz uma pequena mudança, fiz como no post e depois tentei colocar a camiseta dentro de uma bacia e, joguei a água fervendo por cima, deu muito certo, dá menos trabalho do que ficar queimando os dedinhos no vapor, mas, os dois jeitos funcionam, façam e não se arrependam... Abraços.
Lá vou eu falar de um assunto desconfortável: mancha amarelada em camisa branca, principalmente na região da cava da camisa (ou axila, ou sovaco, como prefere a Bia Braune). E por mais que se esfregue, deixe de molho em alvejante, não sai. Pode ficar um pouco mais pálido e só. Se você não acha desconcertante vestir uma camisa com mancha de suor, leia o conto da Lygia Fagundes Telles entitulado “Verde Lagaro Amarelo”.
Bem, estou escrevendo sobre isso – e pior, expondo uma camisa que estava encostada no armário! – porque me perguntaram se o Maienza funciona para esse tipo de mancha. Não sei, não testei. Garanto que tira o cheiro desagradável de suor que fica impregnado em umas camisas de tecido sintético. É só diluir na proporção de 1 para 5 de água e pulverizar no local.
Então cá estou eu, com uma solução fácil, barata e eficiente.
Primeiro é preciso fazer um aplicador. Para isso usei um pouco de algodão, um pedaço pequeno de tecido (tirado de uma camiseta velha), um palito (hashi) e uma borracha.É só fazer um bolota, cobrir com o tecido, espetar no palito e prender com o elástico. Fica parecendo um cotonete grande.
Em um recipiente de vidro ou inox, misture 1 parte de bicarbonato de sódio para 2 de alvejante líquido. No caso, usei do tipo indicado para roupas coloridas.
Com o aplicador, passe o produto na área manchada. Não use os dedos para fazer isso, a solução é alcalina e pode provocar lesões na pele.
Agora vem a parte realmente divertida. Exponha a parte manchada, já com o produto aplicado, a vapor de água. Uma chaleira proporciona um vapor direcionado, o que facilida. Aproxime do vapor por alguns segundos e retire. Em contato com o vapor, a mistura espuma (não sei se dá para ver direito na foto as bolhas subindo). Mas tenha cuidado: não aproxime os dedos do vapor porque você pode se queimar. Tenha cuidado para não queimar a camisa na chama do fogão. E mantenha o rosto longe do vapor, que pode ser irritante.
A mancha desaparece imediatamente. Confira se não ficou algum ponto amarelado. Se necessário, reaplique e passe novamente no vapor. Depois lave a roupa normalmente, tendo o cuidado de enxaguar bem, porque resíduos de sabão na roupa também deixam manchas em camisas claras.
Bem, quanto à lógica da coisa, confesso que só desconfio. E confesso que estou com um pouco de preguiça para investigar a fundo. O que posso dizer é que o princípio ativo do alvejante para roupas coloridas é o peróxido de hidrogênio, que reage com moléculas orgânicas, liberando oxigênio. Tanto o peróxido de hidrogênio quanto o bicarbonato são utilizados produtos para clareamento dentário. Agora, como tudo isso funciona, ou fica para um outro dia ou, se alguém souber explicar, por favor.
4 comentários:
Isso também vale para camisetas coloridas?
Não, este procedimento se dá exclusivamente para roupas brancas.
Oi Caia, fiz o teste infelizmente a mistura destrui o tecido fazendo vários buracos. Fiz um outro experimento mais simples que deu bom resultado: utilizei uma mistura de vinagre branco de alcool com a mesma medida de bicarbonato de sódio, coloqei no local, deixei agir por 10 minutos depois esfreguei com sabão e enchaguei sai TUDO!!!!
Não gostei besteira
Postar um comentário