Me siga, se você gostou do meu blog...

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Nutrição...

Consumo saudável e ecologicamente corretoCultivados sem agrotóxicos e outros produtos químicos, os orgânicos preservam a sua saúde e ajudam a poupar o meio ambiente. Conheça mais sobre essa categoria de alimentos que incentiva a plantação e a pecuária à moda antiga

Você já ouviu falar em alimentos orgânicos? Aposto que sim, mesmo que não tenha colocado um só pedacinho de alface produzida sem produtos químicos na sua boca. Apesar de ser ainda um assunto cercado de mitos, a população está cada vez mais atenta ao mercado de orgânicos. Uma pesquisa realizada em 2005 pelo Instituto Biodinâmico (IBD), órgão brasileiro que inspeciona e certifica a agropecuária e alimentos orgânicos, mostrou que 82% dos consumidores paulistas já conhecem esses produtos. O consumo, porém, não acompanha esses números. Mesmo que 66% consuma os produtos, só 27% o faz com freqüência. A maioria coloca eventualmente esses alimentos no prato. Esses índices, porém, tendem a mudar. O setor está em pleno crescimento. Em 2005 o aumento de consumo foi de 30%, saltou para 35% no ano passado e deve ultrapassar os 40% neste ano.





O que atrai nesses alimentos é a segurança de estar consumindo um produto livre de agrotóxicos e outros agentes químicos usados na agricultura convencional. Os agricultores utilizam recursos da própria natureza, preservando o meio ambiente, mesmo quando a plantação é atacada por pragas. Segundo o agrônomo Ricardo José Schiavinato, da Associação de Agricultura Orgânica de São Paulo, "neste caso, usamos inseticidas naturais, como plantas que não causam prejuízos ao ser humano, ou predadores (fungos e insetos), comuns à cadeia alimentar da região".





"Por isso, esses produtos não vêm contaminados com substâncias que têm o objetivo de aumentar a produtividade (pesticidas, fertilizantes artificiais...), mas que também têm sido apontadas como causadoras de câncer e outros problemas graves de saúde", afirma o médico Alex Botsaris, especialista em plantas medicinais, do Rio de Janeiro. Além disso, cresceu muito a oferta da variedade destes produtos. No entanto, os mais conhecidos - e consumidos - continuam sendo as verduras e legumes, mas o mercado orgânico já oferece carnes, pratos congelados, cereais, camarão, chocolate, geléias, café, sucos, chás, aguardente, vinho, cosméticos e até produtos de limpeza.


OS TIPOS DE ALIMENTOS E SUAS DIFERENÇAS


Atualmente, além dos produtos convencionais e orgânicos, o consumidor se depara com vários outros tipos de alimentos. Apesar de parecerem todos iguais, eles apresentam detalhes que os tornam bem diferentes.





OS ORGÂNICOS





1 Recebem fertilizantes naturais. 2 A redução da incidência de pestes é feita utilizando plantas conhecidas como inseticidas naturais ou fungos, insetos e pássaros (predadores comuns à cadeia alimentar da região e que não alteram o ritmo da natureza). 3 O controle das ervas daninhas é feita manualmente. 4 Os animais são alimentados com orgânicos, têm dieta balanceada, são tratados com homeopatia quando adoecem e fi cam em pasto com solo livre de substâncias químicas.


OS CONVENCIONAIS


1 O crescimento das plantas é feito com a ajuda de fertilizantes. 2 Recebem ainda inseticidas para reduzir a infestação de pestes e doenças. 3 O controle de eventuais ervas daninhas é feito com o uso de herbicidas químicos. 4 Os animais recebem antibióticos, hormônios e medicamentos para prevenir doenças e promover um crescimento rápido


OS HIDROPÔNICOS


1 A produção é feita por meio de canaletas com solução nutritiva (água e adubo químico solúvel).2 Usa-se agrotóxicos que são colocados na água e recebem fertilizantes químicos para resistir à ausência de solo.3 As plantas fi cam com metabolismo desequilibrado e mais suscetíveis ao ataque de pragas e doenças.4 Eventuais excessos de nutrientes ou impurezas na solução nutritiva podem se acumular no produto de cultivo hidropônico.





OS TRANSGÊNICOS



1 Os alimentos são criados em laboratórios, utilizando-se genes de espécies diferentes de animais, vegetais e micróbios.2 Essas espécies podem ser mais resistentes a pesticidas e agrotóxicos e durar mais.3 Há controvérsias sobre seu efeito à saúde.4 No Brasil, a Lei da Biossegurança determina quais alimentos podem ser transgênicos.


Consciência ecológica e social

Para um produto ser considerado orgânico, ou ecológico, como também é chamado, ele precisa ser cultivado à moda antiga, sem o uso de agentes químicos, como agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes artificiais ou organismos geneticamente modificados (transgênicos). Se o produto for de origem animal, não pode conter hormônios do crescimento, antibióticos ou drogas veterinárias.


Os processados, como geléias e bebidas não devem ter aditivos sintéticos na fabricação. A planta, ou o grão, só pode receber nutrição natural e ter crescido e amadurecido no tempo certo. A fazenda bem como a fábrica também têm que preservar os recursos naturais e respeitar todas as leis trabalhistas. Ou seja, ao consumir um orgânico, você não estará fazendo bem apenas à sua saúde, mas colaborando para um país mais justo. "É mais do que um modismo ou uma simples forma de consumir alimentos saudáveis", explica a nutricionista Elaine de Azevedo, professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e autora do livro Alimentos Orgânicos: ampliando os conceitos de saúde humana, ambiental e social (Editora Unisul). Somente os produtores, que respeitam essas normas, recebem o selo de certificação de produto orgânico. Se não possuir o selo, desconfie.


Por enquanto, esse selo é emitido por certificadoras privadas, responsáveis por verificar se todos esses quesitos são respeitados. Mas o governo planeja lançar um selo federal. Para isso, depende da regulamentação da Lei dos Orgânicos, que atualmente está em análise no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Casa Civil. "Essa regulamentação vai ser fundamental para o mercado. Serão definidas as regras do jogo, tanto para o produtor quanto para as certificadoras", afirma Alexandre Harkaly, diretor executivo do Instituto Biodinâmico (IBD), uma das maiores certificadoras do país.

Mais nutritivos

Mesmo considerados mais saudáveis, ainda há discussões se eles são mais nutritivos do que os cultivados de maneira convencional. Alguns pesquisadores alegam a falta de estudos suficientes que confirmem isso. Os especialistas, porém, pensam diferente. De acordo com a nutricionista Elaine de Azevedo, professora da Unisul, eles não têm maior valor nutricional, mas sim um valor equilibrado de todos os nutrientes. Além disso, são mais ricos em fitoquímicos - substâncias antioxidantes que são benéficas à saúde. "Estudos já mostraram que alguns ali mentos têm mais vitaminas C e A, sais minerais e um maior equilíbrio entre os ácidos graxos ômega 3 e 6", afirma. Para o médico Alex Botsaris, esses alimentos de moram mais para se desenvolver, aumentando o tempo para concentrar os nutrientes. E, "sob competição mais acirrada com outras espécies, as plantas precisam se defender e nes te processo também aumentam a produção de vitaminas e nutrientes", explica o médico.


ORGÂNICOS, SEM DÚVIDA

Algumas pessoas acreditam que esses alimentos são indicados só para vegetarianos e naturebas, enquanto outros já consideram orgânico qualquer alimento natural. Esclareça de vez suas dúvidas:

POR QUE ESSES ALIMENTOS NÃO SÃO TÃO BONITOS?

Nem sempre isso acontece. De acordo com Elaine de Azevedo, os orgânicos, quando produzidos de maneira correta, podem ter aparência muito semelhante a dos convencionais. "Talvez sejam menores, porque contêm mais matéria seca e menos água do que os convencionais", explica. Algumas hortas, no início da produção, se encontram em fase de transição (passando do cultivo tradicional para o orgânico) e isso pode fazer com que os vegetais (legumes e verduras) tenham um aspecto um pouco inferior. Esse problema tende a sumir com a correção da qualidade do solo e com a escolha, pelos produtores, de plantações que combinem com a terra e o clima local.


POR QUE SÃO CAROS?

Pela falta de mercado. Há mais produção do que consumo. E, para não ficar no prejuízo, os produtores colocam seus produtos para serem vendidos em grandes lojas, que usam margens de preços muito altas e afastam os consumidores. A tendência é que, com a popularização dos orgânicos, essa diferença caia.

SE ELES NÃO TÊM AGROTÓXICOS, POSSO CONSUMI-LOS SEM LAVAR?

A higienização deve ser a mesma que a dos convencionais. Lave frutas e verduras em água corrente e abundante. As folhas devem ficar de molho em água com bicarbonato de sódio - 1 colher (sopa) para cada litro de água - ou hipoclorito de sódio (10 gotas por litro).

TODO ALIMENTO NATURAL É ORGÂNICO?

Não se engane. O fato de um alimento ser natural, como uma alface ou uma fruta, ou mesmo quando um produto possuir no rótulo a mensagem 100% natural, não quer dizer que seja isento de fertilizantes químicos e agrotóxicos (para ser considerado orgânico). Isso significa apenas que os alimentos vieram da natureza.

SÃO IDEAIS PARA QUEM QUER EMAGRECER?

Eles são mais saudáveis para a saúde de todos, mas isso não quer dizer que esses produtos tenham algo a ver com emagrecimento. Alguns, assim como os convencionais, possuem alto teor de açúcar, sal, calorias ou gorduras. Por isso é sempre importante ler atentamente os rótulos antes de consumi-los.

QUAL O MELHOR LOCAL PARA COMPRAR ORGÂNICOS?

Há feiras especializadas em orgânicos, praticamente, no país todo. Em São Paulo, a maior é a do Parque da Água Branca que acontece todos os sábados. Outras pequenas feiras são realizadas em diferentes pontos do país. Brasília já possui até um supermercado inteiramente dedicado a esse segmento e Curitiba deve inaugurar o seu até o final do ano. Além disso, grandes supermercados já oferecem o produto em suas prateleiras. Outra opção é comprar direto do produtor. Alguns têm serviço de entrega. No site wwwplanetaorganico. com.br, você encontra uma lista de lojas, supermercados, feiras e produtores que vendem os orgânicos. É só clicar em "quem vende" e depois selecionar o estado e a cidade.

POSSO TER UMA HORTA ORGÂNICA EM CASA?

Sim e não é difícil. Desde que você faça uso de água pura, adubo natural e esqueça até aquela gotinha de remédio que espanta os insetos que atacam suas verduras e temperos. Existem cursos, de curta duração, oferecidos por produtores que ensinam a época certinha de plantar, como fazer os canteiros, produzir adubos e até como usar repelentes naturais (plantas conhecidas como inseticidas naturais). Vale a pena se informar na sua cidade.

HOJE VOCÊ PODE ABASTECER A DESPENSA INTEIRA SÓ COM PRODUTOS ORGÂNICOS. ALÉM DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES, JÁ É POSSÍVEL ENCONTRAR CARNES, CAFÉ, VINHOS, DOCES (GELÉIAS, MELADO, DOCE DE LEITE E ATÉ BANANADA ORGÂNICA), ARROZ E OUTROS CEREAIS, CAMARÃO E OSTRA, SUCOS, VINAGRE, CHOCOLATE E ATÉ COSMÉTICOS E PRODUTOS DE LIMPEZA

Nenhum comentário:

Fique a vontade!!!

Este blog é para ser lido... degustado... saboreado... e, comentado se desejar.... mas lembre-se, se não tiver uma coisa boa para escrever... não escreva nada... Abraços.